A CDL Bertioga

Fundada em 11 de junho de 1998, a CDL de Bertioga é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem filiação político-partidária, dedicada a defender os interesses dos empresários lojistas.

Zelando pelos interesses do varejo através de associativismo, a CDL de Bertioga oferece informações cadastrais que apoiam decisões de crédito e de negócios, além de outros produtos e serviços que fortalecem o comércio local.

Os serviços da CDL também preservam os interesses da população como um todo, valorizando o consumidor que honra seus débitos e fortalecendo o comércio para o desenvolvimento e criação de riqueza e bem-estar para toda a sociedade.

Toda empresa seja micro, pequena, média, ou grande e de qualquer segmento pode associar-se.

Missão

Informar, apoiar e unir a Classe Lojista, buscando atender suas necessidades, objetivando o constante desenvolvimento do comércio e da comunidade e a sustentabilidade de nosso município.

Objetivo

  1. Amparar, defender, orientar, coligar e representar no âmbito territorial de sua atuação, os legítimos interesses da entidade e de seus associados lojistas.
  2. Promover a aproximação entre dirigentes de empresas lojistas visando estreitar o companheirismo e a colaboração recíprocas.
  3. Praticar a divulgação e consciência junto a comunidade dos serviços prestados pelas empresas lojistas.
  4. Divulgar idéias, produtos, técnicas e serviços, apresentando inovações nos processos de comercialização através de promoção de feiras exposições, seminários, encontros e outros eventos.
  5. Defender o princípio da liberdade, no campo político, sob a forma de democracia e, no campo econômico, do primado da livre iniciativa e da livre concorrência.
  6. Conceber, formular, desenvolver e executar programas de qualificação, requalificação e treinamento profissional para todos os trabalhadores empregados e/ou que venham a empregar-se nas empresas filiadas à Câmara de Dirigentes de Lojistas de Bertioga no âmbito de todo o município.

História da CDL

Câmara de Dirigentes Lojistas ou CDL é uma associação de lojistas, criado no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe. Em cada estado possui uma representação local geralmente com reconhecimento como utilidade pública através de lei municipal. Possui uma representação nacional denominada CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

A primeira CDL foi fundada em 1955, na cidade do Rio de Janeiro. Num primeiro momento, surgiu com o nome de Clube de Diretores Lojistas, com o objetivo de representar os lojistas em âmbito municipal, sendo formada por empresas associadas que se reúnem regularmente para, em conjunto, deliberar sobre providências, ações, estudos, estratégias, trocas de ideias e informações, bem como todo o necessário para o desenvolvimento da atividade lojista.